Conheça a Maioba

01

A ORIGEM DO NOME

 

OBA, em Tupi, significa “folha” e MAIE, “pajé”. Portanto, a palavra Maioba pode ser interpretada como Folha do Pajé.

Maioba é também o nome de um arbusto medicinal (um tipo de fedegoso), encontrado desde o Estado do Amazonas até o Paraná. Seu caule possui muitos ramos, com flores amarelo-alaranjadas e folhas pequenas e ovais. Suas propriedades medicinais combatem uma série de doenças, desde anemia, bronquite e cicatrização, até malária, tuberculose, doenças hepáticas etc.

Além da sonoridade da palavra e dos princípios ativos do arbusto medicinal, Maioba tem um significado pessoal para nós: é o nome de uma tradicional festa do Bumba Boi do Maranhão, que visitamos durante uma viagem transformadora, em meados de 2012.

Nessa viagem, conhecemos e convivemos com comunidades tradicionais dos Lençóis Maranhenses que ainda vivem de maneira isolada. O grupo de viajantes, composto por adolescentes paulistas, conviveu de maneira natural e intensa, com as crianças desses povoados, entrando naquele mundo bem diferente do deles. Conheceram de perto o modo de vida daquela população, desde como se relacionam em família, até como lidam com questões sociais, como saúde, educação, economia etc.

Em meio a essa experiência tão marcante junto às comunidades e ao cenário deslumbrante dos Lençóis Maranhenses, iniciamos o projeto Maioba Turismo, com a intenção de proporcionar a outras pessoas aquela incrível experiência que estávamos vivendo.

Hoje, temos orgulho e o maior prazer em tornar realidade o sonho de viagem de nossos passageiros, pensando em cada detalhe e proporcionando experiências únicas e marcantes em suas vidas!

Boa viagem!

 

POR QUE EXISTIMOS?

A Maioba existe para proporcionar boas experiências, reafirmar o valor das culturas locais e promover o conhecimento e descobertas.

Nada melhor do que conhecer o novo, o diferente, o oposto e o semelhante para que possamos conhecer a nós mesmos. Proporcionar experiências, interação e conhecimento é o nosso objetivo, para que a viagem resulte não apenas em explorar novos lugares, mas em de fato conhecer o que há de melhor neles e em cada um de nós.

 

 

 

Imprimir Imprimir

Depoimentos

"Acho que todo mundo gostou muito da viagem em todos os aspectos! A Maioba está de parabéns! Vamos já planejar a do ano que vem! Bjão e parabéns de novo!"

Wanda Pompéia – Professora e Empresária de Formação para Educadores

Veja Mais

Facebook